Não.
Porque eu não sou igual a si, nem igual à Srª do café, nem ao meu dentista. Todos nós temos personalidades diferentes, maneiras de abordar diferentes e hábitos/culturas diferentes.
Uma vez fui assistir a uma palestra de um grande guru, Carlos Alberto Júlio que me fez descobrir que, para além de eu ser do tipo Afável, existem mais três tipos de clientes:
- Pragmático
- Analítico
- Expressivo
Devemos compreender o perfil do cliente antes de o abordar. Impossível? Não, mas muito complicado, vos garanto! No entanto quem não tem cão caça com gato, e fui adoptando uns truques.
No meu caso, que faço prospecção porta-a-porta todos os dias, assim que me abrem a porta, dou uma olhada rápida e discreta para dentro da casa.
No hall de entrada das casas há muita coisa que fala pelo cliente. É a fachada do lar, a primeira zona intima, a sala de recepção.
Fotos dos filhos virada para a porta (afável), um quadro do seu clube de futebol (expressivo), sem grande coisa mas meticulosamente arrumado e iluminado (analítico), sobre os pragmáticos nunca encontrei nada que pudesse identifica-los ao inicio, mas uma vez que são pessoas decididas e directas que nunca mostram o seu intimo no primeiro contacto, podemos encontrar tanto fotos de filhos (porque a casa deles, apesar de ser no hall, é o seu íntimo) como apenas uma peça de decoração.
Aí "tiramos a pinta" a alguém, que... pode não ser quem nos abre a porta! Se assim for, o segundo truque é o aperto de mão. Com ou sem sorriso, com ou sem força, lento ou rápido, com ou sem o apoio da mão esquerda... Os mais fortes e decididos são pragmáticos. Os lentos e desconfiados são analíticos. Os mais lentos e sorridentes são afáveis. Os com apoio da mão esquerda, forte e sorridente é claramente expressivo.
Mas tudo fica mais fácil quando eles começam a falar!.
Se começar com perguntas directas, quer respostas rápidas “É pra já Pragmático“,
Se pergunta meticulosamente sobre pormenores infindaveis, ainda precisa de mais informações “Pera aí Analítico“,
Se não se decide e anda com rodeios entre o sim ou sopas é necessário quase aconselhar e decidir por ele, “quero ser seu amigo, Afável”
Se não se cala e começa a falar sobre a vitoria do clube e a mostrar os troféus do jogo da malha, então quer ser o centro das atenções “Olhe pra mim, Expressivo“.
Estes são os perfis básicos.
Dentro destes ainda temos três tipos de pessoas que abordarei num próximo post PNL:
- Cinestésicos
- Visuais
- Auditivos

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