Este mês que passou, estivemos pouco a baixo do nosso objectivo. A produção deveria ter sido contínua e foi, graficamente, uma parábola.
Preocupada com a situação da equipa, inverti o pensamento para a solução: em vez de pensar apenas nessa solução, pensei em simultâneo, qual era o problema.
Acompanhamento.
A maior parte dos vendedores, com a ganância aliada à ambição, agarram-se ao cliente antes e durante a venda, esquecendo a pós-venda e o acompanhamento. O pós-venda é a próxima pré-venda.
Se fez uma boa venda e acredita na qualidade do seu produto, não deixe nunca, de fazer o acompanhamento. Ligar com a frequência adequada faz toda a diferença. O cliente sente-se importante, amparado e confia mais em si. O que é isto para além de valorização pessoal (e por sua vez motivação) ? É um próximo cliente garantido. O sr António será mais seu cliente do que do produto em causa. Com isso, ele certamente irá recomenda-lo ao filho, ao vizinho... "Olha eu adquiri aquele serviço com fulano e estou muito satisfeito, devias experimentar também".
Se, por ventura, o seu produto não tem a qualidade que desejaria, ou se fez uma má venda, é natural que tenha medo de ligar ao cliente. Pensa que se o fizer, ele irá queixar-se de qualquer coisa. Sente-se enganado e, na próxima oportunidade, mudará de empresa/produto.
Mesmo neste caso, se ligar com a frequência necessária e depois de ouvir as queixas e as resolver, o cliente confiará em si. Vai acreditar que com ele não funcionou por outra razão qualquer menos pela qualidade do serviço/produto. E não vai hesitar em recomenda-lo ( a si ) a outras pessoas: "Olha, adquiri um serviço com o fulano de tal. Ele é impecável. Devias ligar-lhe, vai de certeza, ajudar-te a encontrar a melhor solução".
E lembre-se, seja sempre verdadeiro para com os seus clientes. Não tenha medo de dizer "neste momento não aconselho este produto por esta razão, mas em contra-partida, este acaba por justificar muito mais pela relação qualidade/preço". Se não acredita na qualidade daquele produto, não o venda.
Pode ser um terrifico argumento de venda! Quando o cliente está indeciso entre A ou B, valorize mais o B mostrando porque é que o A não funciona tão bem. O cliente sente-se especial porque está a confesar-lhe "uma coisa que nao devia" e acaba, na hora, com a indecisão dele.
Este mês estamos com um arranque optimo e estou a começar a implementar o acompanhamento. No final vamos ver os resultados.
Desolação!
Há 15 anos
