quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Os dez passos da venda

Um bom vendedor, ou como o mercado brasileiro adora, “um vendedor de sucesso”, tem dez passos importantíssimos desde o inicio ao sitio actual.

1- Planear

Assim como vai planear o crescimento da sua empresa, o dia-a-dia nas vendas deve ser organizado. Uma agenda é fundamental para guardar contatos de compradores e marcar compromissos. Se vai fazer visitas, é preciso pesquisar antes qual o perfil dos clientes (ver post Tipos de Cliente) que mais podem se interessar por seus produtos. Não vá literalmente perder tempo com um curioso analitico enquanto poderia estar a fechar com dois pragmaticos!


2- Conheça bem o produto

Conhecer bem o produto é uma forma de assegurar ao cliente a qualidade e todas as vantagens que pode retirar dele. "Você deve dominar todos os aspectos do produto, até mesmo os técnicos. O importante é conseguir responder a todas as perguntas do cliente", relatou João Abdalla Neto.

3- Confie/acredite no seu produto

Confiar no que vende é importante porque faz com que os clientes se passem a sentir seguros em relação ao que estão a adquirir. Coloque-se no lugar do cliente. Você compraria esse produto? É dificil vender algo no qual não se tem confiança. As pessoas sentem o nosso entusiasmo quando falamos de algo. O cliente sente quando não estamos entusiasmados!


4- Nunca abafe um cliente

É muito desagradável entrar numa loja e sentir-se literalmente “engolido” pelo vendedor. Não repita este erro, deixe o cliente sentir-se confortável consigo. Deixe-o fazer perguntas, conversar, falar.

O segundo passo é ouvir atentamente o que o cliente deseja, sem pressa. Seja simpático e atencioso, deixe que seja ele a falar a maior parte do tempo para que saiba exatamente o que o cliente quer/necessita. Controle essa ansiedade de “despejar” produto. Se afinal, temos dois ouvidos e uma boca, é para que oiçamos mais e falemos o estritamente necessário.

"Um mau atendimento espanta mais clientes que um preço alto. Não tenha pressa em atender, seja descontraído. Só tenha cuidado para não ser muito informal, chamar o cliente de 'querido'", alertou João Abdalla Neto.

5- Recomende, não empurre

Os clientes estão cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro, com mais concorrencia, com mais do mesmo. Tentar empurrar o produto mais caro, ou que não atende completamente as necessidades do comprador é pura perda de tempo. Analise as necessidades do cliente e apresente um excesso, de modo a que ele não se sinta confortavel. Aí apresente a solução ideal e ele sentir-se-à compreendido.

"Nunca tenha medo de perguntar ao cliente o que ele quer. Vendedor que supõe ao invés de perguntar não se dá bem", disse Marcelo Ortega.

6- Fale dos benefícios, não do produto

Uma óptima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao adquirir o seu produto. Foque os benefícios. Diga quais as características do produto, mas deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar muito assim que o comprar.

7- Clientes difíceis são uma exceção

É claro que vai ter clientes difíceis de agradar, exigentes, pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção à regra. O cliente mau é um caso em cem! O truque é respirar fundo, manter a calma e ir em frente, sem nunca perder a paciência e a educação. A boa educação é a chave mestra.

8- Aposte no pós-venda

Ter uma base de dados dos clientes ajuda a criar uma boa relação e fazer com que eles voltem a comprar. "Montar um banco de dados e ligar no aniversário dos clientes, avisar quando novos produtos chegarem, ou quando começa a liquidação é uma forma simpática de não abandonar o cliente e o atrair mais uma vez para a sua loja", disse João Abdalla Neto.

Depois da venda inicial começa a preparar a segunda venda: ligue para o cliente e pergunte se esta a correr tudo bem, faça um bom acompanhamento. E se for fazer uma campanha, foque esse cliente e não naqueles que nunca compraram nada consigo.

9- Estude sempre

Atualização é essencial para se manter a par das novidades no mercado e dos novos perfis de clientes. "A maior parte dos produtos fica obsoleta rapidamente, você deve saber o que há de novo no mercado e o que vai chegar", disse Abdalla Neto

Além disso, é preciso sempre estar de olho no que faz a concorrência. Vá aos sites da concorrencia, apanhe flyers, visite as lojas, brinque consigo! Afinal você é consumidor... porque não entrar para analisar a tecnica alheia?!

10- Confie em si! Parabéns, você É um vendedor!

A confiança é fundamental. Acredite na sua capacidade de vender, acredite na sua simpatia e que todos os dias ajuda pessoas a adquirir o seu produto!

Só tenha cuidado para não deixar assim tanta confiança o torne arrogante...

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