Como referi, há dois posts, que existem três outros tipos de clientes para além dos quatro referidos:
- Cinestésicos
- Auditivos
- Visuais
Os Auditivos, como o nome indica, reagem à audição. Nenhum estímulo é tão valioso como o falar. Não adianta vender sonhos com catálogos, mostrar imagens de quão bela pode ser esta ilha paradisíaca, que não vai reagir. Mas se lhe disser que "a areia é tão fina que chia de baixo dos pés", "o bater das ondas naquele silencio longínquo é muito relaxante" ("chiar" "bater das ondas" "silencio" são palavras de som) ele vai dar muito mais valor que uma simples imagem. Aos auditivos incomoda o barulho, sons alternados e descoordenados. Procure falar pausada e harmoniosamente com este cliente.
Os Visuais. Este tipo de clientes, a meu ver, é dos mais engraçados. São aqueles que se apaixonam por fotografias, por cores. A Linguagem corporal é muitíssimo importante para este cliente. Concordar com ele enquanto abana a cabeça, prolongar o seu "vamos aderir...?" com um abanar de cabeça continuo é musica para os seus ouvidos. Não gesticule violentamente, mas fale com os braços, sorria, esteja arranjado e aprumado. Os visuais (para além de qualquer outro tipo de pessoa) criam imagens de tudo aquilo que diz, logo fale de uma maneira a criar imagens simpáticas e positivas. Mostre os seus flyers, catálogos, materiais pausada e ordenadamente. Não queremos uma confusão mental!
Há um livro que gostei imenso, de Xavier Guix, "Nem eu me explico nem tu me entendes".
Comprei no Continente Por 11€ há quase um ano. Está à venda na Bertrand por 12€. Não encontro na Fnac Online, mas existe, de certeza, na física.
Nele explica a correlação de pessoas diferentes. Um diz "OLÁ!!! e o outro acena com a cabeça. Ambos se cumprimentaram, mas não se compreenderam. No caso comum, o que disse "Olá" ficaria triste pelo segundo não ter respondido. O caso ideal seria o segundo abanar a cabeça dizendo também "Olá". Como as pessoas não são iguais, como nos podemos comunicar sem choques e mal-entendidos.

Sem comentários:
Enviar um comentário